Galeria de Homenageados

PRÊMIO PERSONALIDADE DA
AVICULTURA E SUINOCULTURA BRASILEIRA | 2004


Categoria
Homenageado

Avicultura Brasileira - Área Técnica


Avicultura Brasileira


Agronegócio Brasileiro


Suinocultura Brasileira - Área Técnica


Suinocultura Brasileira


 

Ariel Antonio Mendes

Personalidade da Avicultura Brasileira Área Técnica

Catarinense do município de Lages, Ariel Antonio Mendes é formado em medicina veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1971. Fez mestrado em zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1977 e doutorado em nutrição animal pela Universidad Nacional Autonoma de Mexico em 1985. Em 1996, concluiu seu pós-doutorado pela Universidade de Arkansas (EUA). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Botucatu. É também presidente da Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta), vice-presidente Técnico-científico da União Brasileira de Avicultura (UBA) e representante brasileiro na Associação Latino-Americana de Avicultura (ALA) e no comitê do Codex Alimentarius. Publicou mais de 200 trabalhos de pesquisa, dois livros e vários textos em revistas técnicas e científicas. Participou de 79 bancas de comissões julgadoras e de 195 eventos científicos no Brasil e exterior.



 

Diego Fracasso

Personalidade Empreendedora da Avicultura Brasileira

Em 1955, Diego Fracasso deu início a sua trajetória empresarial na avicultura. Com apenas 21 anos, construiu a granja Santa Maria em Rio Claro, município do interior de São Paulo. Naquela época, diante das dificuldades existentes no mercado brasileiro para a aquisição de pintinhos de um dia de boa qualidade, resolve iniciar uma pequena produção, a qual atendesse a sua demanda. Posteriormente, a granja Santa Maria foi sucedida pela granja Ipê Avicultura Ltda., depois Ipê Agro-Avícola Ltda., período em que a empresa experimentou forte crescimento. Em 1992, decide atuar no mercado externo, inicialmente exportando pintinhos de um dia e ovos férteis para a Argentina e Paraguai. Após várias pesquisas sobre linhagens para frangos de corte, a Ipê firmaria contrato com a holandesa Euribrid B.V., atualmente Hybro B.V., para a produção e comercialização no País das matrizes Hybro para frangos de corte. Hoje, a empresa Hygen, representa o pioneirismo na área de matrizes avícolas no Brasil.



 

Dirceu João Duarte Talamini

Personalidade do Agronegócio Brasileiro

Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Dirceu João Duarte Talamini ingressou no então Centro Nacional de Pesquisas de Suínos (CNPsu), hoje Embrapa Suínos e Aves, em 1977. No ano seguinte assume a chefia-adjunta Técnica do, naquele momento, Centro Nacional de Pesquisas de Suínos e Aves (CNPSA), função na qual permanece até 1984. Deixou a chefia-adjunta para fazer doutorado na Inglaterra, retornando à Embrapa Suínos e Aves em 1990, quando passou a liderar e conduzir projetos de pesquisa sobre produção e mercado de carnes no Brasil. Foi presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do Alto Uruguai Catarinense e dos Empregados da Embrapa Suínos e Aves. Assumiu a chefia-geral da unidade em julho de 1996, ficando no cargo por dois mandatos consecutivos, até abril de 2004, quando retornou às atividades de pesquisa na própria Embrapa Suínos e Aves.



 

Jurij Sobestiansky

Personalidade da Suinocultura Brasileira - Área Técnica

Médico veterinário, Jurij Sobestiansky é professor da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 1997. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1968, fez doutorado em medicina veterinária de suínos na Universidade de Hannover em 1972, realizando lá também o seu pós-doutoramento em 1993. Entre 1980 e 1997 foi pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, onde coordenou e executou diversos projetos de pesquisa. Publicou mais de 30 livros, escrevendo 45 artigos técnico-científicos e 101 capítulos de livros. Foi o principal autor do primeiro livro publicado no Brasil sobre patologia clínica de suínos. Em 1991 recebeu o diploma Honra ao Mérito, entregue aos profissionais de destaque pela Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves). Também foi condecorado com o título de Profissional Médico Veterinário em 1999, homenagem concedida pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan)



 

Valdomiro Ferreira Júnior

Personalidade Empreendedora da Suinocultura Brasileira

Engenheiro agrônomo, administrador de empresas e suinocultor. A trajetória de Valdomiro Ferreira Junior se confunde com o desenvolvimento da suinocultura brasileira, principalmente a paulista. Presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) por diversos mandatos, também ocupou a presidência da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) entre 1995 e 1998. Desde meados dos anos 1990 preside a Câmara Setorial da Carne Suína do Estado de São Paulo. Foi o coordenador do projeto que lançou o selo Suíno Paulista em 2004, certificação que integra o programa Produto de Qualidade, criado pelo governo do Estado de São Paulo.



Siga-nos nas redes sociais e acompanhe as novidades