Galeria de Homenageados

PRÊMIO PERSONALIDADE DA
AVICULTURA E SUINOCULTURA BRASILEIRA | 2005


Categoria
Homenageado

Avicultura Brasileira - Área Técnica


Suinocultura Brasileira


Agronegócio Brasileiro


Avicultura Brasileira


Suinocultura Brasileira - Área Técnica


 

Arthur Gruber

Personalidade da Avicultura Brasileira Área Técnica

Professor-associado do departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), Arthur Gruber é um dos mais conceituados pesquisadores mundiais na área de biologia molecular de parasitas do gênero Eimeria. Integra o grupo de cientistas do Consórcio Internacional do Genoma da Eimeria tenella. No Brasil, o grupo liderado por Gruber desenvolve sistemas inéditos para o diagnóstico molecular deste gênero de parasita. Formado em medicina veterinária, Gruber é doutor em bioquímica pela USP, onde defendeu tese sobre biologia molecular de Trypanosoma cruzi, agente causador da doença de Chagas, em 1994. Em 2003 defendeu tese de livre docência, também na USP, abordando a coccidiose aviária. Fez parte do grupo de pesquisa do Projeto Genoma Fapesp em 1997, o qual culminou com a decifração do primeiro genoma de um fitopatógeno em todo o mundo, a Xylella fastidiosa. Por este trabalho recebeu em 2000 o prêmio do Mérito Científico e Tecnológico do Estado de São Paulo. Paulistano, Gruber é casado e tem 40 anos. O seu primeiro contato com a avicultura e patologia aviária foi em 1986, período em que estagiou e desenvolveu trabalhos com a colibacilose aviária. Ele também atua como consultor do Laboratório Biovet, para o qual desenvolve um sistema de diferenciação molecular de cepas de três espécies distintas de Eimeria. É ainda coordenador da 9ª Conferência Internacional de Coccidiose, realizada no Brasil em setembro de 2004.



 

Otaviano Olavo Pivetta

Personalidade Empreendedora da Suinocultura Brasileira

Empresário rural do Estado do Mato Grosso, Otaviano Pivetta começou cedo na suinocultura. Gaúcho do município de Caiçara, foi influenciado por seu pai, suinocultor desde a década de 1960. Em 1976 abriu seu próprio negócio na atividade suinícola com a Fazenda Sarandi. Nela, expandiu seus negócios, passando a atuar na produção de soja, algodão, arroz, milho e, claro, suínos, formando o Grupo Vanguarda. Do Rio Grande do Sul se mudou para o Mato Grosso em 1983. No Estado, participou ativamente da organização de diversas entidades, sendo um dos fundadores da Cooagril, Intercoop e Associação de Criadores de Suínos do Mato Grosso (Acrismat). O seu grande marco empresarial na suinocultura foi a criação da Granja Ideal Porc em Nova Mutum (MT), especializada em suínos de alto padrão, elevada sanidade e produzidos sem o uso de antibióticos. São seis mil matrizes suínas alojadas na granja Ideal Porc. Na vida pública, Pivetta foi prefeito de Lucas do Rio Verde (MT) por dois mandatos (1997/2000 e 2001/2004). Ocupou ainda o cargo de secretário de Desenvolvimento Rural do Mato Grosso.



 

Othon d`Eça Cals de Abreu

Personalidade do Agronegócio Brasileiro

Diretor-presidente do Grupo Kepler Weber, é administrador de empresas com MBA pela Universidade de São Paulo (USP). A sua administração compreende as empresas Kepler Weber S.A., Kepler Weber Industrial S.A., Kepler Weber Inox Ltda., Kepler Weber Peças e Serviços Ltda. E GKS International Company. Cals de Abreu iniciou sua carreira na companhia como presidente do Conselho de Administração em 1996, assumindo o cargo de diretor-presidente do grupo em junho de 1999. Acumulou experiência e conhecimento em suas passagens pelo Banco do Brasil, onde foi superintendente do Estado de Santa Catarina entre 1995 e 1996, e pela Besc Financeira S.A., da qual foi diretor de 1975 a 1984. Atualmente, é também vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul e membro permanente do Fórum de Líderes Empresariais da Gazeta Mercantil.



 

Roberto Kaefer

Personalidade Empreendedora da Avicultura Brasileira

Presidente do Grupo Globoaves, Roberto Kaefer nasceu em Roque Gonzáles, município do interior do Rio Grande do Sul. Ainda criança, mudou-se com sua família para a cidade de Toledo, no Paraná. Lá estudou contabilidade, formando-se depois em administração de empresas. Com o pai, Henrique Kaefer, e os irmãos, fundou a Globo Comércio, que mais tarde se tornaria a Globoaves. A sua função na empresa sempre foi direcionada à área comercial, onde tinha a responsabilidade de promover e expandir as atividades da companhia. Hoje, a Globoaves conta com unidades de produção (aviários, fábricas de ração e incubatórios) distribuídas por Paraná, São Paulo e Mato Grosso, agregando mais de 1500 funcionários diretos e mais de 3200 indiretos. É vice-presidente da Associação Comercial de Cascavel (Acic), além de integrar o quadro diretivo de associações como a União Brasileira de Avicultura (UBA), Associação Brasileira de Pintos de Corte (Apinco) e Associação dos Abatedouros e Produtores Avícolas do Paraná (Avipar).



 

Werner Meincke

Personalidade da Suinocultura Brasileira - Área Técnica

Diretor Técnico da Genetiporc do Brasil desde 1994, Werner Meincke é testemunha ocular de várias fases da suinocultura brasileira. Formado em medicina veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1973, começou profissionalmente no setor trabalhando na Cooperativa Languiru, no município de Teutônia (RS). Nesta mesma época, passou a se dedicar à Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), atuando como inspetor zootécnico no Rio Grande do Sul. Foi um dos pioneiros a trabalhar com inseminação artificial de suínos no Brasil. Nesta área, realizou estágios e especializações em Boxtel, na Holanda, e em Hannover, na Alemanha, nos anos de 1975 e 1976. Ocupou a presidência da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) de 1982 a 1987, sendo diretor por dez anos da Central de Inseminação Artificial de Estrela (RS), a primeira em funcionamento no País.



Siga-nos nas redes sociais e acompanhe as novidades