Galeria de Homenageados

PRÊMIO PERSONALIDADE DA
AVICULTURA E SUINOCULTURA BRASILEIRA | 2006


Categoria
Homenageado

Agronegócio Brasileiro


Suinocultura Brasileira - Área Técnica


Avicultura Brasileira


Avicultura Brasileira - Área Técnica


Suinocultura Brasileira


 

Décio Bruxel

Personalidade do Agronegócio Brasileiro

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Décio Bruxel chegou a Patos de Minas (MG) em 1976. Atraído pelas oportunidades geradas pelo Programa de Desenvolvimento dos Cerrados (Polocentro), que foi criado pelo governo federal para desenvolver e modernizar a agropecuária do centro-oeste e oeste mineiro, começa a explorar a cultura da soja. Em 1978 inicia a produção e comercialização de sementes de soja por meio da DB Sementes. Foi pioneiro em utilizar pivô central de irrigação na região, nas lavouras de sua fazenda em Varjão de Minas. No ano de 1984 agrega mais duas atividades a seus negócios, a cafeicultura e a produção de suínos. Dois anos depois, cultiva sua primeira área de tomates. Posteriormente, passaria a produzir também feijão, trigo e arroz. Em bovinocultura, passa a trabalhar com cria e recria. Na suinocultura, introduz no Brasil a genética DanBred, originária da Dinamarca, criando a empresa DB-DanBred. Ao todo, são seis mil matrizes próprias e mais oito mil matrizes distribuídas em núcleos e multiplicadores parceiros. O grupo emprega 647 funcionários, além de gerar inúmeros empregos indiretos. Presidente da DB-DanBred, Décio Bruxel ocupa ainda cargos importantes em diversas entidades do setor. É vice-presidente da Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (Asemg), membro da Comissão Técnica de Suinocultura e da Comissão de Grãos e Cereais da Federação de Agricultura de Minas Gerais e presidente da Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Estado de Minas Gerais (Apsemg). Em 2005, foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais. Recebeu ainda o prêmio Empresário Rural, oferecido pela Federação de Indústria e Comércio de Minas Gerais por seu empreendorismo e pelo desenvolvimento que trouxe ao sudeste e noroeste mineiro.



 

Fernando Pandolfo Bortolozzo

Personalidade da Suinocultura Brasileira - Área Técnica

Fernando Pandolfo Bortolozzo é graduado em medicina veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em reprodução animal pela Escola Superior de Veterinária de Hannover, na Alemanha. Foi presidente nacional da Associação Brasileira dos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves) de 1995 a 1997, presidindo também o 10º Congresso da Abraves, realizado em 2001. Coordenador do programa de pós-graduação em Ciências Veterinárias da UFRGS em 2001/2002, Bortolozzo já publicou mais de 70 artigos em periódicos científicos e apresentou cerca de 200 trabalhos técnicos em congressos científicos. Também escreveu três capítulos de livros e vários textos para revistas técnicas. Participa como palestrante em vários eventos nacionais e internacionais. Orientou ou co-orientou 28 trabalhos de mestrado e cinco de doutorado. Realiza pesquisas nas áreas de fisiopatologia da reprodução animal com ênfase em suínos e coordena um grupo de aproximadamente 30 estudantes de graduação e pós-graduação no Setor de Suínos da UFRGS. Na universidade, também é professor dos cursos de graduação em Medicina Veterinária e de pós-graduação em Ciências Veterinárias, além de pesquisador nível 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).



 

Mario Sérgio Cutait

Personalidade Empreendedora da Avicultura Brasileira

Nascido na capital paulista em 1960, Mario Sérgio Cutait é formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Diretor administrativo e da divisão de Saúde Animal do Grupo M.Cassab, passa a atuar na companhia em 1978. Fundada por seu avô em sociedade com um irmão no final de 1920, a, na época, J.Cassab & Companhia, beneficiava café e arroz no interior paulista. A empresa ramificou suas unidades em municípios da região de Piracicaba e no fim dos anos 1940 se transferiu para São Paulo, incorporando novas áreas de atuação. Foi quando passou a se denominar M.Cassab. Hoje, a empresa atua em onze áreas de negócios e se expande internacionalmente. Em 2003, já sob administração de Cutait, inaugura um escritório na China para ampliar seu relacionamento com este importante mercado. Desde agosto de 2004 Cutait ocupa a presidência do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), onde também já foi diretor. É membro do Comitê da Cadeia Produtiva do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), representando o Sindirações no International Feed Industry Federation (IFIF), órgão oficialmente consultado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para assuntos relacionados à alimentação animal.



 

Masaio Mizuno Ishizuka

Personalidade da Avicultura Brasileira Área Técnica

Professora titular emérita de epidemiologia veterinária, epidemiologia das doenças infecciosas, planejamento de programas de saúde animal e de zoonoses, educação em saúde e bioestática; Masaio Mizuno Ishizuka foi professora na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) de 1966 a 1996, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Depois de aposentada, passou a atuar como consultora junto a órgãos oficiais de Defesa Sanitária em diferentes Estados. Em São Paulo, trabalhou na Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e desenvolve atividades voltadas a emergências sanitárias e planos de contingência. Foi coordenadora do Comitê Estadual de Sanidade Avícola, onde atualmente é vice-coordenadora. Fez seu pós-doutorado em Metodologia de Investigação Epidemiológica pela Universidade de Nihon, no Japão. É professora convidada de pós-graduação da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campus de Xanxerê (SC). Nela, dá aulas de epidemiologia aplicada à avicultura e suinocultura, disciplina que também ministra no campus de Videira (SC), da própria Unoesc. É professora convidada de pós-graduação na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na disciplina epidemiologia das doenças veiculadas por alimentos. Masaio também possui o título de especialista em febre aftosa, brucelose, raiva, manejo de animais de laboratório e doenças exóticas. É também consultora da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e membro do Comitê Estadual de Sanidade Suína de São Paulo.



 

Olinto Rodrigues Arruda

Personalidade Empreendedora da Suinocultura Brasileira

Empresário polivalente, Olinto Rodrigues Arruda deu início a suas atividades na suinocultura há 28 anos. Adotou um projeto pioneiro de manejo confinado em Itu (SP), inicialmente com 60 matrizes, na Fazenda Água Branca, de sua propriedade. Inovador, o projeto teve grande impacto e repercussão na época, sendo utilizado em diferentes versões por um grande número de suinocultores. A Fazenda Água Branca está entre as mais modernas e produtivas do País, com produção estimada em 200 mil animais em 2006. A sua propriedade foi a primeira a receber o Selo Suíno Paulista, certificação emitida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo que assegura a origem e qualidade da carne suína produzida no Estado. Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) em 1973, Arruda possui especialização em direito agrário, direito imobiliário, administração de hotéis e restaurantes e economia. É vice-presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) e da Cooperativa Agrícola Mista de Itu, presidindo a Câmara Setorial da Carne Suína do Estado de São Paulo entre 2002 e 2005. Além de dedicar-se a atividade suinícola, é bovinocultor, produtor de café, de citrus, de milho e soja. Também participa das empresas Campus Engenharia, Nova América Empreendimentos Imobiliários e Concórdia Construções e Comércio, as quais atuam no desenvolvimento e implantação de projetos de loteamento, urbanização, construção e administração de shopping centers.



Siga-nos nas redes sociais e acompanhe as novidades