Galeria de Homenageados

PRÊMIO PERSONALIDADE DA
AVICULTURA E SUINOCULTURA BRASILEIRA | 2007


Categoria
Homenageado

Avicultura de Corte Brasileira


Agronegócio Brasileiro


Avicultura Brasileira


Suinocultura Brasileira


Suinocultura Brasileira


Avicultura de Postura Brasileira


 

Avelino Augusto dos Santos - Fundador da Granja Brasília

Personalidade Empreendedora da Avicultura de Corte Brasileira

Avelino Augusto dos Santos começou sua carreira administrativa com 17 anos em um pequeno comércio de "secos e molhados" que montou no distrito de Palmital, no município de Pará de Minas. Por volta de 1970, resolveu investir paralelamente em outra atividade e optou pela avicultura, criando a Granja Brasília, cujo plantel inicial era de duas mil aves. Em 1974, Avelino deixou o comércio e resolveu se dedicar somente à produção de frangos. Com três vezes o seu plantel inicial, instala outra granja, agora em Limas de Iguaratinga. Em 1997, surge a oportunidade de investir no abate das aves e, em parceria com o também avicultor Osvaldo Pereira, arrenda o Abatedouro Real, em Ibirité, abatendo inicialmente 50 mil frangos por dia. Na sequencia, arrenda também o abatedouro Ave Nova, em Betim. Aos 69 anos de idade Avelino continua à frente dos negócios, contando com a colaboração de seus quatro filhos.



 

Avelino Costa - Fundador da Pif Paf

Personalidade do Agronegócio Brasileiro

Nascido em Portugal em 1934, Avelino Costa chega ao Brasil em 1952. Entra como estagiário em uma firma de tecidos no Rio de Janeiro e, em 1958, adquire 50% das cotas da Mendes&Costa, as quais venderia no ano seguinte para comprar a casa de aves São Jorge. A partir daí, intensifica aquisições de negócios ligadas ao ramo avícola e, em 1972, funda o abatedouro Rio Branco, hoje Pif Paf, em Visconde do Rio Branco (MG). A empresa torna-se uma das primeiras a implantar o sistema de integração na avicultura. Em 1989 é eleito deputado federal por Minas, criando em 1990 a Fundação Mendes Costa, com fins beneficentes. Reassume a administração da empresa em 1995, incorporando todos os seus negócios ligados ao setor de alimentos na Pif Paf S/A Indústria e Comércio. Em 1998, dá início à implantação do complexo agroindustrial em Patrocínio (MG) e inaugura outro em Visconde do Rio Branco. Em 2005, inicia a instalação de um novo complexo agroindustrial em Palmeira de Goiás (GO).



 

Emílio Elias Mouchrek Filho - Presidente do Conselho Técnico e Científico da Avimig

Personalidade rea Tcnica da Avicultura Brasileira

Nascido em São Luís (MA) em 1945, Emílio Elias Mouchrek Filho é Engenheiro Agrônomo, formado pela Escola de Agronomia da Amazônia e mestre em Nutrição Animal. Trabalha na avicultura desde 1966, somando em seu currículo atividades como a chefia técnica - além de chefia da equipe técnica e administrativa - no escritório da Emater, em Pará de Minas. Coordenou regionalmente o projeto de pequenos animais (aves e suínos), sediado na Emater de Pouso Alegre, e foi diretor técnico da Granja Piloto, em SP, na época a terceira maior granja do País. Foi pesquisador em avicultura da Epamig e coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Avicultura. É consultor avícola nas áreas de produção e meio ambiente, sendo ainda membro da Câmara Técnica de Avicultura do Estado de Minas Gerais. A partir de 1976, exerceu diversos cargos na diretoria da Avimig, sendo membro do Conselho Técnico e Científico da entidade desde 1999.



 

Fernando Antonio Pereira - Diretor Superintendente da Agroceres PIC

Personalidade Empreendedora da Suinocultura Brasileira

Engenheiro Agrônomo e Mestre em Melhoramento Genético Animal, Pereira iniciou sua carreira profissional como professor na Faculdade de Zootecnia de Uberaba (MG). Em 1983, ingressou na empresa Agroceres como geneticista na área de suínos. Neste período teve várias responsabilidades técnicas e administrativas nos negócios de genética de suínos, genética de aves e de nutrição animal e, em 1997, assumiu o cargo de diretor Geral da Agroceres PIC, atuando e colaborando para a expansão e para o desenvolvimento genético suíno no Brasil, contribuindo também para os avanços ligados à qualidade da carne suína brasileira. Fernando Pereira possui vários artigos e trabalhos técnicos publicados em revistas científicas e na mídia especializada em suinocultura.



 

Glauber Souza de Machado – Consultor da Integrall Soluções

Personalidade da Área Técnica da Suinocultura Brasileira

Natural de Brasília (Distrito Federal), Machado formou-se em Medicina Veterinária em 1992, pela UFMG. Mestre em Nutrição de Suínos e doutor em Ciência Animal, com ênfase nas interações nutrição-imunidade e nas interações entre nutrição e reprodução em suínos, atuou entre os anos de 1992 e 1994 na assistência técnica de campo a suinocultores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Entre 1995 e 1999 atuou na área produtiva, como responsável direto pela produção de granjas-núcleo e granjas multiplicadoras de material genético. Como membro do grupo "Plataforma Técnica", participou da implantação e condução de sistemas de produção suína no Brasil, México, Estados Unidos e Europa. Atualmente, é sócio da empresa Integrall Soluções em Produção Animal, atuando como consultor nas áreas de produção, gestão, sanidade experimentação científica suína.



 

Vicente de Paula Pinto Assumpção – Fundador do Aviário Santo Antonio (ASA)

Personalidade Empreendedora da Avicultura de Postura Brasileira

Vicente Assumpção formou-se em Contabilidade em 1959 pelo Instituto Mineiro de Administração Contábil (Imaco). Iniciou suas atividades na avicultura em 1963 como sócio do Abatedouro Frango do Dia. Em 1968, fundou o Aviário Santo Antonio Ltda, onde atualmente é presidente do Conselho de Administração. Na Avimig, foi presidente nos períodos de 1978 a 1980 e 1988 a 1990. Foi um dos fundadores do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado de Minas Gerais, ocupando a sua presidência de 1994 a 1996. Também presidiu a Comissão de Avicultura da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais, por dois mandatos, sendo membro da Comissão do Agronegócio da Associação Comercial do Estado de Minas Gerais por dois períodos. Vicente também ocupou cargos importantes na União Brasileira de Avicultura (UBA).



Siga-nos nas redes sociais e acompanhe as novidades