Galeria de Homenageados

PRÊMIO PERSONALIDADE DA
AVICULTURA E SUINOCULTURA BRASILEIRA | 2009


Categoria
Homenageado

Avicultura Brasileira


Suinocultura Brasileira - Área Técnica


Avicultura Brasileira - Área Técnica


Agronegócio Brasileiro


Suinocultura Brasileira


 

Antonio Ortega

Personalidade Empreendedora da Avicultura Brasileira

Diretor industrial do Matadouro Avícola Flamboiã, Antonio Ortega foi empresário, sendo um dos sócios fundadores em 1973 do Grupo Flamboiã. Começou no setor carnes como distribuidor de miudezas bovinas. O Grupo teve inicio como um açougue na Vila Ema, em São Paulo (SP), em 1964. Em 1970, o estabelecimento foi vendido aos primos Salvador Ortega Ohia e Moyses Escobar Ohia. Após Ortega se associar ao negócio, o frigorífico do Flamboiã começou a ser construído na cidade de Cabreúva, interior de São Paulo, onde se mantém até hoje. Atende tanto ao mercado nacional como ao mercado de países como Rússia, África, Venezuela, Hong Kong e do leste europeu. Além dele e de granjas integradas para criação de matrizes, a empresa conta com três incubatórios e 115 abatedouros. O grupo também é formado por fábricas de rações e um abatedouro. Antonio Ortega, paulista nascido em Presidente Alves, faleceu no dia 4 de junho de 2010.



 

Josete Garcia Bersano

Personalidade da Suinocultura Brasileira - Área Técnica

Diretora do Centro de Sanidade Animal do Instituto Biológico de São Paulo, Josete Garcia Bersano é médica veterinário formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1973. A pesquisadora dedica-se à área de sanidade suína, em especial com pesquisas e diagnósticos de peste suína clássica, doença de Aujeszky, parvovirose suína e circovirose suína. Destacou-se ao desenvolver pesquisas voltadas à suinocultura familiar com o projeto "Criação de Suínos Saudáveis: uma Alternativa para a Agricultura Familiar", publicado em 2003. Participa do Programa Estadual de Sanidade Suídea, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com apoio laboratorial para certificação de granjas de reprodutores. É membro do Comitê Paulista de Sanidade Suídea, sendo disseminadora das informações sobre saúde suína, tendo vários artigos publicados em periódicos, anais de congressos, jornais e revistas.



 

Mario Nakano

Personalidade da Avicultura Brasileira Área Técnica

Médico veterinário formado pela Universidade de São Paulo (USP) em 1956 e doutorado em Ciência pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas da Universidade Estadual de São Paulo, campus Botucatu (SP). Bacharel em Ciências Jurídicas, pesquisador, professor e consultor, Nakano foi presidente e membro de diversas entidades ligadas à medicina veterinária, atuando por vários anos no Instituto Biológico de São Paulo. Foi pioneiro na produção de ovos livres de patógenos específicos (SPF) na América do Sul, destinados ao uso em pesquisas científicas e para vacinas em humanas e animais. Têm publicados dois livros, 42 trabalhos técnicos e científicos e cerca de 300 artigos de divulgações em revistas e jornais especializados, que são utilizados como bibliografia e obras complementares em diversas universidades.



 

Roberto Rodrigues

Personalidade do Agronegócio Brasileiro

Coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues é engenheiro agrônomo com doutorado pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). No governo, foi ministro da Agricultura, Pecuário e Abastecimento entre os anos de 2003 e 2006 e secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Foi presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e do Comitê para o Progresso e Avanço de Cooperativas, composto pelas Nações Unidas, Federação Internacional de Produtores Agrícolas e Organização Mundial de Cooperativas de Crédito, entre diversas outras entidades nacionais e internacionais. Atualmente, Rodrigues também é presidente do Conselho do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e professor titular do Departamento de Economia da Unesp em Jaboticabal (SP).



 

Umberto Brunelli

Personalidade Empreendedora da Suinocultura Brasileira

Conselheiro da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) e membro da Câmara Sertorial da Carne Suína do Estado de São Paulo, Umberto Brunelli é um entusiasta das causas suinícolas. Italiano, chegou ao Brasil em 1950. Dez anos mais tarde, fundou a Transporte Pesado Brasil Agropecuária Ltda., especializada em transporte de cargas especiais. Mudou-se para a cidade de Jambeiro (SP) em 1975. Em 2003 recebeu o título de "Cidadão Jambeirense" em reconhecimento aos serviços prestados para a cidade. Prprietário da "Fazenda Brasil", é a empresa que mais emprega moradores, sendo uma das maiores produtoras de suíno do Estado de São Paulo. O empresário também é sócio-fundador da Bolsa de Comercialização Paulista de Suínos e está entre os três suinocultores com mais tempo na atividade nesse setor em São Paulo.



Siga-nos nas redes sociais e acompanhe as novidades