Galeria de Homenageados

PRÊMIO PERSONALIDADE DA
AVICULTURA E SUINOCULTURA BRASILEIRA | 2010


Categoria
Homenageado

Suinocultura Brasileira - Área Técnica


Suinocultura Brasileira


Avicultura Brasileira


Menção honrosa


Avicultura Brasileira - Área Técnica


Agronegócio Brasileiro


 

Antônio Lourenço Guidoni

Personalidade da Suinocultura Brasileira - Área Técnica

Formado em engenharia agronômica pela Escola Superior de Agronomia do Espírito Santo em 1974, Antônio Lourenço Guidoni entrou para a Embrapa Suínos e Aves em 1979, onde permanece até hoje, atuando no planejamento e análise de dados experimentais e observacionais com plantas e animais. Em 1978 concluiu seu mestrado em Estatística na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), onde também, em 1994, fez seu doutorado em experimentação agronômica e métodos estatísticos multivariados. Nascido em Itaguaçu (ES) em 1950, Guidoni atuou como professor de matemática e estatística do Centro Agropecuário da Universidade Federal do Espírito Santo entre 1975 e 1979. De 1986 a 1988 e de 1996 a 2000, prestou assessoria sigilosa à Sadia e Perdigão, respectivamente, envolvendo o planejamento e análise de experimentos e sistemas agroindustriais com suínos e aves. Também, de 1997 a 2000, desenvolveu e implantou sistemas eletrônicos de tipificação e bonificação de carcaças de suínos para agroindústrias brasileiras de médio e grande porte. Foi responsável por aprimorar uma metodologia que permite, por meio da dissecação de uma única amostra de carcaça suína, criar sistemas de bonificação para pagamento aos suinocultores, dando destino industrial às carcaças quentes com agregação de valor para os frigoríficos, além de garantir ao consumidor o percentual específico de carne e gordura em cortes e produtos de prateleira.



 

Dilvo Grolli

Personalidade Empreendedora da Suinocultura Brasileira

Agricultor e pecuarista, Dilvo Grolli nasceu em Cascavel (PR) no dia 11 de agosto de 1953. É formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e pós-graduado em gestão empresarial e logística. Há 15 anos é diretor-presidente da Coopavel - Cooperativa Agroindustrial, uma das maiores e mais pujantes cooperativas do País, que reúne 11 indústrias e mais de três mil famílias produtoras. É diretor-presidente da Cooperativa de Crédito Rural Coopavel Ltda. (Credicoopavel) e também vice-presidente para Agricultura da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic). Integra ainda o Conselho Diretivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) e ocupa os cargos de diretor vice-presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e de vice-presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Rural do Oeste do Paraná.



 

Evaldo Ulinski

Personalidade Empreendedora da Avicultura Brasileira

Empresário nato, Evaldo Ulinski, aos 65 anos, dirige uma equipe que faz do grupo Big Frango um sucesso mundial. Com 45 anos de experiência em todos os processos que integram o negócio da avicultura, Ulinski conseguiu construir uma das maiores empresas brasileira do setor. Com 30 anos de mercado, a Big Frango possui hoje mais de 7.500 colaboradores, com um faturamento que deve ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão neste ano. Nascido em Mafra (SC), é o caçula de uma família de oito irmãos. Filho de imigrantes poloneses, é casado com Nilceya e tem três filhos: Fernanda, Francielle e Evaldo Junior, que atualmente ocupa o cargo de vice-presidente da empresa. Com sua competência profissional, formou o Grupo Big Frango e, com a aplicação de suas ideias, desenhou o caminho que levou a empresa ao sucesso.



 

Francisco Alexandro Powell van de Casteele

150 anos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Santa Catarina, Francisco Alexandro Powell Van de Casteele tem atuação destacada na defesa do setor agropecuário no Estado. Foi um dos incentivadores e assinou a portaria que criou o Comitê Estadual de Sanidade Suídea, resultado do trabalho desenvolvido pelo Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS) em Santa Catarina. A superintendência está ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que está completando 150 anos em 2010. Desde a sua criação pelo Decreto Imperial número 1067, de 28 de julho de 1860, ainda como Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, o ministério vem desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento e regulamentação das atividades agrícolas e pecuárias do País. Para destacar esta data, a Gessulli Agribusiness entregou ao superintendente Francisco Alexandro Powell Van de Casteele menção honrosa pelo trabalho que tem desenvolvido em Santa Catarina, destacando também os 150 anos do Ministério da Agricultura.



 

Liana Brentano

Personalidade da Avicultura Brasileira Área Técnica

Graduada em medicina veterinária pela UFRGS, Liana Brentano possui mestrado em virologia/imunologia pela Cornell University e doutorado em virologia/biotecnologia pela North Carolina State University, ambas dos Estados Unidos. É pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves desde 1989. Foi membro do Comitê Consultivo do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e participou da elaboração do Programa de Monitoria Ativa da Doença de Newcastle e Influenza Aviária. Foi também representante do Mapa na Comissão Técnica Nacional de Biosegurança (CTNBio) entre 2002 e 2004. Em 2005, recebeu Diploma de Premiação por Excelência da Embrapa, na categoria Destaque Nacional. Trabalhou no laboratório Lanagro/SP entre 2006 e 2009, durante a implantação do Laboratório de Biologia Molecular, responsável pela execução de diagnósticos oficiais dos vírus da doença de Newcastle e Influenza no País. Colaborou com o Mapa na elaboração de projeto aprovado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), que estabeleceu um programa de parceria técnica entre o Lanagro/SP e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), cujo laboratório é referência internacional para diagnósticos de Influenza e Newcastle. Atualmente trabalha na Embrapa Suínos e Aves, onde coordena um projeto de Centro Colaborador do Mapa aprovado pelo CNPq, na área de diagnóstico e análises genotípicas de amostras de vírus de Influenza e Newcastle, para melhorias e adequação contínua de diagnósticos moleculares e estudos de epidemiologia molecular de vírus identificados no Brasil.



 

Luiz Fernando Furlan

Personalidade do Agronegócio Brasileiro

Nascido em Concórdia (SC), em 1946, Luiz Fernando Furlan é formado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), e em Administração de Empresas pela Faculdade Santana, de São Paulo, com especialização em Administração Financeira pela FGV e Aprimoramento Empresarial pela USP. Foi presidente do Conselho de Administração da Sadia de 1993 a 2002 e entre 2008 e 2009, empresa na qual ingressou em 1976, e membro do Conselho de Administração da Pan American Beverages, Inc. (Panamco) de 1994 a 1998. Também integrou o Conselho Consultivo da IBM América Latina, da Embraco (Brasmotor), do ABN Amro Bank (Brasil) e do Grupo Maersk, da Dinamarca. Furlan foi presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), da Associação Brasileira de Óleos Vegetais (Abiove), da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), co-presidente do Mercosur-European Union Business Fórum (MEBF) e vice-presidente da FIESP. Foi Ministro de Estado no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de 2003 a 2007. Atualmente, Furlan é co-presidente do Conselho de Administração de Brasil Foods S.A. (BRF) e presidente do Conselho de Administração da Fundação Amazonas Sustentável. É também membro do Conselho de Administração de Redecard S.A., da Amil Participações S.A., da Telecomunicações de São Paulo (Telesp), da Telefónica (Espanha), além de membro do Conselho Consultivo Internacional da Panasonic (Japão) e McLarty Associates (EUA). Furlan atua também como membro associado de diversas entidades institucionais, tais como a Câmara de Comércio Brasil-Índia, Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil, Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e é diretor do Conselho de Empresários da América Latina (CEAL).



Siga-nos nas redes sociais e acompanhe as novidades